Blog | Artigo
Serviços essenciais para sua Startup
Direito dos Contratos
Categorias
Todos
Propriedade Industrial
Direito Tributário
Direito Empresarial
Direito dos Contratos
Direito Administrativo
Compliance
Direito Privado
Direito Trabalhista
Direito do Consumidor
06 de junho de 2024

INTRODUÇÃO

Antes de abordarmos os serviços essenciais para sua startup, precisamos compreender do que se trata este tipo de empreendimento. Uma de suas definições é “modelo de negócio inovador”, isto é, voltado para um nicho que ainda não foi explorado, ou até mesmo descoberto, no mercado. Ademais, é válido ressaltar que essa nomenclatura é dada para empresas que estão surgindo, e a partir do momento em que elas se consolidam no mercado, deixam de ser consideradas startups.

CONTRATO SOCIAL

O contrato social é extremamente importante para sua Startup visto que, o mesmo estabelece as informações básicas das sociedades sem ações - como o seu nome, a sua finalidade, a sede, o capital social, o quadro societário etc. - bem como os direitos e responsabilidades dos sócios.

Essa ferramenta jurídica é necessária, pois permite a estruturação de uma base para a administração e operação da empresa, ao delimitar estruturas de governanças, funções e responsabilidades.

Dessa forma, por ser um dos primeiros passos para sua startup, o Contrato Social possui grande relevância, e sua ausência ou má redação pode gerar diversos conflitos, tanto internos como externos, acarretando a perda da segurança jurídica do seu negócio.

ACORDO DE SÓCIOS

O Acordo de sócios é uma ferramenta jurídica que regula direitos e obrigações entre empresários, podendo dispor sobre direito de preferência, direito de voto, entre outros assuntos.

Tal documento, é essencial para toda startup que conte com dois ou mais sócios, ou que pretenda contar com mais sócios no futuro. Sua principal função é evitar conflitos entre os sócios, garantindo uma maior segurança jurídica ao seu negócio.

A ausência ou a má redação de um acordo de sócios pode gerar uma instabilidade na administração da empresa, que acarreta problemas como falta de direção estratégica e desordem na distribuição de lucros e perdas. Tais problemáticas podem, até mesmo, afastar possíveis investidores e provocar a falência de sua startup.

CONTRATO DE CLIFF E VESTING

Outro serviço de suma importância para o efetivo desenvolvimento de uma startup é o contrato de Cliff e Vesting, trata-se de um “contrato de aquisição” voltado para a entrada de novos membros/acionistas a uma empresa.

Este documento, possui a função de regular a aquisição de shares (ações), que são partes da empresa que garantem participação nos lucros obtidos, além de, a depender do tipo de regimento interno da empresa, garantir poder de decisão aos acionistas.

Seu grande diferencial, proporcionado pelas cláusulas contratuais de Cliff e Vesting, é a delimitação do acesso do novo membro da empresa ao capital, estipulando exigência, como um período mínimo de trabalho e/ou a realização de uma tarefa específica para adquirir o direito de acessá-lo.

Há vários benefícios de se contar com um contrato de Cliff e Vesting em sua startup como: a fidelização do profissional à empresa, a garantia ao novo membro de um período de adaptação prévio, a garantia de um retorno financeiro para a empresa proporcional à atuação do profissional etc. Tais vantagens, ajudarão sua startup a crescer financeiramente contando com um aparato de proteção jurídica.

Entretanto, esse tipo contratual é extremamente específico e conta com uma série de nuanças e peculiaridades. Dessa forma, é imprescindível que ele seja bem redigido, contando com uma assessoria jurídica com as devidas qualificações exigidas para esse tipo de trabalho.

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

A última ferramenta de que iremos tratar no presente artigo é o contrato de prestação de serviço. Trata-se de um instrumento jurídico utilizado para registrar e formalizar uma relação comercial entre um prestador de serviço e o contratante daquela tarefa.

Esse aparato, tem como função descrever o que foi acordado entre as partes para realização do serviço específico, estabelecendo regras, valores a serem pagos, que tipo de serviço será prestado etc.

O Contrato de Prestação de Serviços pode ser essencial para sua startup, visto que ele traz proteção jurídica a serviços prestados sem a existência de vínculo empregatício. Este tipo de trabalho, pode ser o ideal para empresas que estão iniciando e ainda não contam com altas reservas financeiras, sendo assim o mais adequado para uma startup.

A não utilização dessa ferramenta jurídica pode acarretar problemas judiciais, que trarão prejuízos à sua startup, além de afastar novos possíveis investidores.

CONCLUSÃO

A Advocatta é a empresa júnior de Direito da UnB, prestamos assessoria jurídica focada em empresas e contratos. Para saber mais sobre serviços que podem ser essenciais para sua startup, ou outros assuntos referentes ao direito empresarial, entre em contato conosco!

Autor: Daniel Campos Bessa dos Santos

Referências Bibliográficas:

FIA. Contrato social da empresa: entenda o que é, importância e modelo. FIA, 2023. Disponível em: https://fia.com.br/blog/contrato-social/. Acesso em: 11 de mar. 2024.

FRANTZ, Sâmia. Direito Empresarial: a diferença entre contrato social e estatuto social. Projuris, 2019. Disponível em: https://www.projuris.com.br/blog/diferenca-contrato-social-estatuto-social/. Acesso em: 11 de mar. 2024.

FRYDLINGER, David; HART, Oliver; VITASEK, Kate. Harvard Business Review. EUA. A new approach to contracts: Disponível em: https://hbr.org/2019/09/a-new-approach-to-contracts. Acesso em: 11 de mar. 2024.

GULARTE, Charles. Contrato de Prestação de Serviço: O que é, como funciona e como fazer. Contabilizei.blog, 2022. Disponível em: https://www.contabilizei.com.br/contabilidade-online/contrato-de-prestacao-de-servico/ . Acesso em: 11 de mar. 2024.

MAY, Pedro Henrique. O CONTRATO DE VESTING NO SISTEMA SOCIETÁRIO BRASILEIRO E A SUA APLICABILIDADE EM STARTUPS CONSTITUÍDAS NA FORMA DE SOCIEDADE LIMITADA. Santa Catarina: Universidade Federal, 2018

NETO, Otavio Henneberg; SAPIA, Fernando Assef. Estadão, São Paulo. Disponível em: https://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/as-inovacoes-do-contrato-de-vesting/. Acesso em: 11 de mar. 2024.

OLIVEIRA, Fabrício Vasconcelos; RAMALHO, Amanda Maia. O CONTRATO DE VESTING. Minas Gerais: Revista da faculdade de Direito da Universidade Federal, 2016.

MARTINEZ, José Roberto. O que é Cliff e Vesting e como aplicar na sua Startup. Jusbrasil, 2020. Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/o-que-e-cliff-e-vesting-e-como-aplicar-na-sua-startup/878161708. Acesso em: 11 de mar. 2024.

O que é e como funciona uma startup?. Puc Carreiras, 2023. Disponível em: https://carreiras.pucminas.br/o-que-e-e-como-funciona-uma-startup/ . Acesso em: 11 de mar. 2024.

Por
0 comentários
Deixe um comentário
Nome inválido!
Email inválido!
Preencha o comentário!